Compartilhe

Ainda não sabe o que é uma startup? Bom, se você se interessa por todas as novidades que surgem no mundo do empreendedorismo, provavelmente, já se deparou algumas vezes com esse termo. Neste artigo falaremos mais sobre os principais pilares de uma startup, bem como o seu conceito e exemplos de sucesso!

 

entenda- o-que-é-uma-startup-saiba-quais-são-seus-principais-conceitos
Foto/Reprodução

 

E aí? Você realmente sabe o que é uma startup?

A palavrinha startup vem se tornando cada vez mais em voga nos últimos tempos. Isso porque, tal modelo negócio dá chance de pessoas empreenderem, mesmo que ainda contem com o capital necessário.

Um bom conceito que ajuda definir o que é uma startup: é a possibilidade apostar em uma ideia de baixo custo, escalável, mas que, ao mesmo tempo, trabalha em uma situação de extrema incerteza.

Em tais empresas de pequeno porte, boa parte das atividades são gerenciadas de maneira enxuta. Ou seja, a equipe costuma ser contemplada por uma estrutura reduzida e que não exige grandes gastos de manutenção. Além disso, por terem como base a tecnologia, muitas sociedades trabalham de forma remota. Em outras palavras, o gerenciamento das principais obrigações pode ser feito pelo próprio computador em sair de casa.

Veja quais sãos os principais conceitos de startup!

Depois de ter uma leve introdução sobre o que é uma startup, vale a pena conferir quais são os principais conceitos que regem esse modelo de negócio.  Veja abaixo quais são eles:

01- Uma startup deve ser inovadora!

Resolver problemas do dia a dia com aparato tecnológico são características que traçam a inovação de uma startup. As soluções promovidas precisam ser fáceis de serem utilizadas além de serem  apresentadas  por meio de plataformas intuitivas.

02- Uma startup deve ser escalável!

Basicamente, um negócio escalável consiste em uma ideia que atinge rapidamente um grande número de usuários sem a necessidade de grandes investimentos.

03- Uma startup deve ser repetível!

A “repetibilidade” de uma startup é traduzida por uma característica bem simples, na qual o consumidor pode replicar o uso pelo serviço sem qualquer obstáculo.   Além disso, há também um crescimento que não exige a contratação de recursos humanos na mesma proporção.

 

Conheça algumas startups de sucesso!

Agora que o termo startup deixou de ser uma incógnita, que tal fixar ainda mais o conceito desse modelo de negócio com alguns exemplos de sucesso?

Descomplica

Com objetivo de oferecer um apoio teórico para os candidatos do Enem, o Descomplica é conhecido hoje por ser a maior plataforma educacional online do Brasil.  O teor de inovação dessa startup foi tão reconhecido que o  seu investimento acabou sendo concretizada por grande empresas como Facebook entre outros fundos do Vale do Silício.

Entenda-o-que-é-uma-startup-saiba-quais-são-seus-principais-conceitos-01
Foto/ Reprodução

GuiaBolso

Para que procura uma forma simples e rápida de gerenciar suas contas pessoais o GuiaBolso é uma opção válida. O aplicativo oferece soluções de administração financeira, nas quais todo seu orçamento pode ser calculado em poucos cliques.

Entenda-o-que-é-uma-startup-saiba-quais-são-seus-principais-conceitos 02
Foto/Reprodução

 Buscapé

Conhecida, por ser umas das principais plataformas de comércio eletrônico do Brasil o Buscapé imergiu junto com o avanço da internet. Isso porque as suas atividades começaram a entrar a todo vapor logo em 1998.

Outro motivo que faz dessa empresa um exemplo de startup de sucesso é que além de ser inovadora, o seu investimento inicial foi praticamente mínimo. Já que o fundador Romero Rodrigues e seus sócios desembolsaram apenas R$400,00 para dar pontapé inicial. Sendo assim, uma ideia escalável de baixo custo!

Entenda-o-que-é-uma-startup-saiba-quais-são-seus-principais-conceitos-03
Foto/Reprodução

 

E aí? Bateu aquela inspiração depois de ler este artigo? Agora, que você já sabe o que é uma startup, aproveite e leia também outros conteúdos deste blog!


Compartilhe