Gestão Financeira para MEPs em 2019

Compartilhe

O desejo de ser dono do próprio negócio tem aumentado cada vez mais o número de empreendedores no país. Segundo o Sebrae, existem mais de 6,4 milhões de estabelecimentos empresariais no Brasil. Sendo que 99% deles são micro e pequenas empresas (MPEs). Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Um resultado que vem crescendo nos últimos anos.

Para garantir o crescimento no próximo ano, micro e pequenos empresários devem tem um planejamento sólido em 2019. A gestão financeira, o planejamento e a organização são fatores chave para o sucesso. Separamos algumas dicas para vencer os desafios na gestão de uma MPE durante esse ano:

Crie um fundo de emergências

Um erro comum entre as MPEs é viver sempre no limite. Gerir um negócio sem um fundo para emergências é perigoso para seus planos de futuro. Sendo assim, o ideal é se previnir para ter a segurança de que conseguirá manter o negócio mesmo durante situações de crise.

Possuir um previsão para gastos emergenciais traz uma segurança extra no planejamento financeiro. Por isso, deixe uma reserva para caso apareça alguma situação inesperada. Empreender requer paciência e saber que os lucros não virão rápido.

Acompanhe regularmente as operações financeiras

Mesmo conhecendo os seus gastos e lucros no mês, você deve acompanhar suas movimentações diariamente. É importante verificar todo o histórico financeiro das MPEs a fim de identificar períodos de maior lucratividade. Também é importante conferir os produtos e serviços que podem ser aperfeiçoados. E por fim, em quais pode continuar focando o seu investimento.

Esse controle é essencial para a manutenção do negócio e para se certificar que o crescimento está se mantendo ao longo dos meses, sem surpresas no caminho. Além disso, ter esse plano auxilia na visualização de recursos, que serão necessários e de onde sairá o dinheiro.

Crescimento consciente

Quando as MPEs estão dando certo, é comum quererem crescer rápido. Ampliar a loja ou abrir uma franquia é um grande passo que deve ser feito caso seja de interesse dos donos. Porém, ter consciência financeira do período em que sua empresa se encontra é necessário para que nada seja feito antes do momento e acabe influenciando negativamente os resultados.

Antes de investir em crescimento, avalie, dentro da sua realidade, uma quantia segura – para você e seu negócio – e invista em sua ideia.

Crie metas de curto, médio e longo prazo

O planejamento financeiro não é fixo, ele pode sofrer alterações de acordo com o cenário do mercado. Também não é 100% preciso, já que depende muito de fatores externos. Portanto, recomendamos que os empresários façam três possíveis projeções de curto médio e longo prazo.  Segmentar as metas auxilia a manter o foco e não deixar que os acontecimentos do dia a dia te dispersem das decisões a serem tomadas.

E agora, já se sente mais preparado para enfrentrar o mundo dos negócios em 2019? Compartilhe com gente a sua opinião e fique por dentro do nosso Blog!

Ah, e caso você esteja como muitas dúvidas sobre como dar o primeiro passo, veja outros artigos no nosso Linkedin!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.