Compartilhe

Quando se fala em governança corporativa (GC), muitas empresas ainda precisam ser educadas quanto ao seu valor.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago um artigo sobre a necessidade da governança corporativa em distribuidoras.

O primeiro fato que se precisa entender é que a governança corporativa em qualquer segmento de empresa aumenta o seu valor em até cinco vezes mais.

São muitas as vantagens de contar com práticas de GC, dentre elas:

  • Maior precisão na precificação das ações;
  • Melhoria no processo de acompanhamento e fiscalização;
  • Maior segurança quanto aos direitos societários e redução de risco;
  • Melhoria da imagem institucional;
  • Maior procura e valorização de suas ações e menor custo de capital.

Importância da Governança Corporativa em distribuidoras

Há algum tempo, com minha experiência, inclusive, como sócio e conselheiro de administração, dediquei meu tempo a escrever diversos artigos sobre governança corporativa, visando, no geral, educar as organizações sobre a importância das práticas de governança corporativa.

Valor do Compliance

A grande distribuidora B2W, por exemplo, é um dos exemplos das gigantes no mercado brasileiro com 100% de aderência ao Compliance.

A governança corporativa em distribuidoras pode gerar grande valor ao segmento, gerando riqueza aos acionistas, mas grande parte do se que refere à GC, está na aderência ao compliance, como cultura do negócio.

O compliance basicamente é estar em conformidade com a lei, com as normas e regulamentações.

Muitas empresas infelizmente pensam em estar em conformidade “no mínimo”, ou seja, em fazer apenas aquilo que precisam para não sofrerem penalizações.

As empresas que aderem ao Compliance ganham em vantagem competitiva, mas acredito que o mais marcante como benefício seja a segurança jurídica.

Estar em conformidade com a lei confere à organização muito mais chances de destaque no mercado nacional e internacional.

E não se pode falar em benefícios do compliance, sem mencionar a redução de custos e uma ótima reputação no mercado.

Esta minha atenção especial a esse fator dentro da governança corporativa se deve ao que vejo na prática ocorrendo em empresas do ramo de distribuição com as quais já trabalhei e com as quais ainda atendo.

Governança Corporativa é visão de futuro

Acredito que nenhum gestor ou gestora cria uma empresa sem visão de longo prazo, afinal, querem que a empresa progrida, expanda, faça boas parcerias, etc.

Dar esse salto e pensar em uma governança corporativa, em agregar valor ao negócio é importante.

Isso não precisa ser feito sozinho, pelo contrário, deve ser realizado com o auxílio especializado para uma implementação perfeita de GC.

Isso vai dar muito trabalho?

Muitas empresas pensam dessa maneira, que a implementação leva tempo, educação do time de profissionais, que é um processo burocrático, mas gosto de frisar que sem alicerce seguro, empresas não prosperam no mercado.

Tomem como exemplo essa crise de saúde, analise as grandes empresas que permanecem no mercado, expandindo, lucrando, inovando. Esses negócios têm em comum uma governança corporativa efetiva, um conselho de administração alinhado.

É muito limitado pensar no trabalho que se terá para mudar uma cultura ou mudar uma visão, porque, ora, o mundo empresarial é justamente isso, é resultado de efetivas práticas, de cuidados, de alicerçar as estruturas da organização.

Nos próximos artigos, abordarei com mais frequência esse assunto, porque à frente da MORCONE, uma das principais atuações de nossa equipe é a implementação da governança corporativa.

Como vejo na prática, a governança corporativa em distribuidoras e o quanto isso agrega em valor ao segmento, ajudando em uma expansão impressionante, resolvi hoje trazer o assunto para esse setor.

Qual a sua dúvida quanto à GC, Compliance, Conselho de Administração? Deixe aqui nos comentários e terei o prazer te responder.

Guarde aqui a minha frase, baseada em minha experiência no assunto: Governança Corporativa é visão de futuro e expansão!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Gestão de finanças na crise – há pontos que parecem óbvios, mas na prática, não são

Síndrome de Burnout e o esgotamento no trabalho durante a pandemia


Compartilhe