No primeiro trimestre de 2021, o segmento das indústrias teve crescimento acima do esperado.

As taxas positivas em agropecuária (5,7%), indústria (0,7%) e Serviços (0,4%) ocasionaram no crescimento de 1,2% do PIB brasileiro em comparação ao último trimestre de 2020.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago um artigo sobre as vantagens da governança corporativa no segmento das indústrias.

Não importa o segmento (construção civil, alimentício, energético, metalurgia, entre outros), a governança corporativa (GC) no segmento das indústrias é imprescindível para o ganho de vantagem competitiva e mais do que isso, para a expansão no mercado.

Necessidade da Governança Corporativa no segmento das indústrias

Tenho retomado com uma série de artigos sobre a necessidade da GC em diversos segmentos de negócio e por atuar também com consultoria industrial, hoje escrevo sobre a importância de uma estruturação também neste setor.

A CNI (Confederação Nacional de Indústrias), apresentou a indústria em números considerando o ano de 2021, e percebe-se que apesar de uma volatilidade econômica é o setor no Brasil que mais movimenta a economia.

Pensando na relevância desse segmento, decidi expor minha visão sobre a importância da consultoria industrial e da implementação da governança corporativa para fortalecer o segmento.

Aliás, se tem um termo assertivo para explicar a necessidade da governança corporativa no segmento das indústrias é fortalecimento.

Como continuar no mercado mesmo em turbulências? Como expandir, mesmo em cenário controverso? É aí que entra a necessidade de uma implementação de governança corporativa.

Minha atuação em Conselho de Administração

Meu interesse por me especializar e me aprofundar em Governança Corporativa começou há algum tempo. Nessa minha longa jornada no mundo empresarial sempre percebi que o que leva empresas a se “afogarem” no mercado é a falta de alicerces na gestão de um modo geral, mas mais do que isso, é a falta de estrutura unida à falta de comprometimento.

Empresas existem e por isso usa-se o termo organizações, que derivam de “organismo” e organismo vivo, ou seja, empresas são feitas de pessoas, cada integrante, cada habilidade é importante e se um membro não está fluindo, toda a organização passa a sofrer.

O conselho de administração em uma empresa é responsável por ajudar na tomada de decisões, são eleitas pessoas com um alto grau de experiência que ajudam a alinhar os interesses entre os gestores do negócio e os proprietários da companhia.

Para que se compreenda o valor do conselho, o presidente de uma empresa precisa se reportar frequentemente ao conselho, oferecendo dados e esclarecimentos.

Governança corporativa é instrumento que gera confiança

Dentre os principais benefícios de contar com a governança corporativa no segmento das indústrias, por exemplo, está o grau de confiabilidade que gera no mercado.

Em outro momento falei especificamente sobre o compliance, sobre empresas que estão em conformidade com as leis e regulamentações e o quanto isso reflete sobre a atuação no mercado e em sociedade.

Contar com uma governança corporativa é, dentre tentos benefícios, ganhar em vantagem competitiva, ainda mais quando estamos falando em segmentos de negócio como o das indústrias, com tantas grandes empresas espalhadas em solo nacional.

Empresas que se preocupam em prestar contas aos stakeholders (clientes, parceiros, sociedade, etc.), são aquelas que mais crescem no mercado e aquelas que praticamente “se vendem” sozinhas.

Até mesmo todo o trabalho de marketing e divulgação de negócios com GC consolidada é menos trabalhoso, porque a parte mais importante no negócio já está resolvida: a sua estrutura, os seus valores.

Indústrias que querem se destacar precisam rever o seu papel

Há muitas indústrias com grande potencial de crescimento, mas sem a devida precaução quanto a ter uma governança corporativa, quanto ao compliance, ou seja, a estar em conformidade com as leis e regulamentações, portanto, essas empresas não crescem tanto quando deveriam.

Contar com uma consultoria industrial, ou seja, com uma visão especializada dentro do setor é de extrema importância e vale muito a pena para essas empresas com grande potencial, mas que não se encontram devidamente estruturadas.

Deseja conhecer mais sobre a consultoria voltada para a implementação da governança corporativa no segmento das indústrias? Entre em contato.

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Governança Corporativa no segmento de operadoras de internet de pequeno porte

Necessidade da Governança Corporativa em distribuidoras