Implementação da Governança Corporativa no segmento das indústrias
No primeiro trimestre de 2021, o segmento das indústrias teve crescimento acima do esperado.
As taxas positivas em agropecuária (5,7%), indústria (0,7%) e Serviços (0,4%) ocasionaram no crescimento de 1,2% do PIB brasileiro em comparação ao último trimestre de 2020.
Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago um artigo sobre as vantagens da governança corporativa no segmento das indústrias.
Não importa o segmento (construção civil, alimentício, energético, metalurgia, entre outros), a governança corporativa (GC) no segmento das indústrias é imprescindível para o ganho de vantagem competitiva e mais do que isso, para a expansão no mercado.
Necessidade da Governança Corporativa no segmento das indústrias
Tenho retomado com uma série de artigos sobre a necessidade da GC em diversos segmentos de negócio e por atuar também com consultoria industrial, hoje escrevo sobre a importância de uma estruturação também neste setor.
A CNI (Confederação Nacional de Indústrias), apresentou a indústria em números considerando o ano de 2021, e percebe-se que apesar de uma volatilidade econômica é o setor no Brasil que mais movimenta a economia.
Pensando na relevância desse segmento, decidi expor minha visão sobre a importância da consultoria industrial e da implementação da governança corporativa para fortalecer o segmento.
Aliás, se tem um termo assertivo para explicar a necessidade da governança corporativa no segmento das indústrias é fortalecimento.
Como continuar no mercado mesmo em turbulências? Como expandir, mesmo em cenário controverso? É aí que entra a necessidade de uma implementação de governança corporativa.
Minha atuação em Conselho de Administração
Meu interesse por me especializar e me aprofundar em Governança Corporativa começou há algum tempo. Nessa minha longa jornada no mundo empresarial sempre percebi que o que leva empresas a se “afogarem” no mercado é a falta de alicerces na gestão de um modo geral, mas mais do que isso, é a falta de estrutura unida à falta de comprometimento.
Empresas existem e por isso usa-se o termo organizações, que derivam de “organismo” e organismo vivo, ou seja, empresas são feitas de pessoas, cada integrante, cada habilidade é importante e se um membro não está fluindo, toda a organização passa a sofrer.
O conselho de administração em uma empresa é responsável por ajudar na tomada de decisões, são eleitas pessoas com um alto grau de experiência que ajudam a alinhar os interesses entre os gestores do negócio e os proprietários da companhia.
Para que se compreenda o valor do conselho, o presidente de uma empresa precisa se reportar frequentemente ao conselho, oferecendo dados e esclarecimentos.
Governança corporativa é instrumento que gera confiança
Dentre os principais benefícios de contar com a governança corporativa no segmento das indústrias, por exemplo, está o grau de confiabilidade que gera no mercado.
Em outro momento falei especificamente sobre o compliance, sobre empresas que estão em conformidade com as leis e regulamentações e o quanto isso reflete sobre a atuação no mercado e em sociedade.
Contar com uma governança corporativa é, dentre tentos benefícios, ganhar em vantagem competitiva, ainda mais quando estamos falando em segmentos de negócio como o das indústrias, com tantas grandes empresas espalhadas em solo nacional.
Empresas que se preocupam em prestar contas aos stakeholders (clientes, parceiros, sociedade, etc.), são aquelas que mais crescem no mercado e aquelas que praticamente “se vendem” sozinhas.
Até mesmo todo o trabalho de marketing e divulgação de negócios com GC consolidada é menos trabalhoso, porque a parte mais importante no negócio já está resolvida: a sua estrutura, os seus valores.
Indústrias que querem se destacar precisam rever o seu papel
Há muitas indústrias com grande potencial de crescimento, mas sem a devida precaução quanto a ter uma governança corporativa, quanto ao compliance, ou seja, a estar em conformidade com as leis e regulamentações, portanto, essas empresas não crescem tanto quando deveriam.
Contar com uma consultoria industrial, ou seja, com uma visão especializada dentro do setor é de extrema importância e vale muito a pena para essas empresas com grande potencial, mas que não se encontram devidamente estruturadas.
Deseja conhecer mais sobre a consultoria voltada para a implementação da governança corporativa no segmento das indústrias? Entre em contato.
Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.
Veja também:
Governança Corporativa no segmento de operadoras de internet de pequeno porte
Necessidade da Governança Corporativa em distribuidoras
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.