Compartilhe

Muitas empresas costumam enfrentar um problema comum, chegam a uma fase de estagnação em que o negócio entra no ‘efeito platô’ e começa a viver em círculo, sem progressos significativos.

Quem está à frente da gestão do negócio, já não consegue ter uma visão ampla sobre o que está acontecendo, geralmente atingiu um nível elevado de cansaço mental e não vê com clareza o que poderia mudar e é nesse momento que a mentoria empresarial pode ser um “divisor de águas”.

Com minha ampla experiência no mundo corporativo e como consultor empresarial, prestando também mentoria a inúmeras empresas, hoje quero falar mais sobre o valor por trás dessa ferramenta de desenvolvimento para gestores, empresas e colaboradores.

A mentoria/mentoring é uma especialidade que leva o empresário a encontrar bons aconselhamentos de um especialista repleto de conhecimento de mercado que já esteve em contato com diferentes necessidades de diversos segmentos de negócio.

A mentoria para desenvolvimento de empresas é um dos serviços mais procurados por empreendedores, porque funciona como aquela “virada de chave” importante para que o empresário possa visualizar o que está acontecendo e quais os caminhos que precisa seguir.

Importância da mentoria para o desenvolvimento de empresas

A mentoria empresarial é um recurso importante que aproveita o conhecimento de quem tem mais experiência. O mentor já passou por inúmeras situações e tem conhecimentos, muitos deles implícitos, que o empresário não iria adquirir por meio de especializações tradicionais.

Antes de me tornar mentor de empresas, já tive inúmeras experiências em negócios de diferentes segmentos, assumindo diferentes cargos que me davam uma perspectiva singular da empresa.

Com o passar do tempo, atendendo empresas como consultor, desenvolvi outra visão sobre empresas e seus processos no geral.

A mentoria é uma habilidade de análise que é construída a partir de experiências, então pode-se dizer que ao invés do empresário buscar um apoio técnico sobre um problema que está enfrentando no negócio, ele procura por uma mentoria dada por um profissional que já enfrentou problemas como o dele e que tirou aprendizados dessas experiências para não cometer os mesmos erros ou apostar naquilo que funciona de verdade.

Para quais situações a mentoria empresarial é indicada?

Com base em minha experiência ajudando inúmeras empresas com o trabalho de mentoria, apresento alguns pontos importantes que indicam a necessidade de contar com essa ferramenta de desenvolvimento.

Sua empresa precisa de orientações com base na vivência de mercado

Como já mencionei, a mentoria tem como importante papel direcionar a partir das experiências do especialista e não apenas de conhecimento técnico.

Sabemos que habilidades técnicas são muito importantes, mas cada negócio necessita de apoio específico para diferentes momentos.

Muitos empresários ainda têm a mentalidade de que “há uma fórmula” que pode ser aplicada a todos os negócios, mas na realidade não é assim que funciona, cada empresa possui um funcionamento específico e o desafio está em montar um plano que atenda a essas necessidades.

“Carlos, eu gostaria de trabalhar com outro produto, mas mesmo tendo pesquisado muito, não tenho ainda certeza se será algo lucrativo e se o negócio está em um momento para expansão”, esse é um exemplo que costumo atender e em que a mentoria empresarial é muito bem-vinda e abre a visão dos empreendedores.

Você, empresário, está em busca por novas percepções e soluções com base em cases reais

Sua empresa precisa de uma reformulação de estratégias? Uma mudança em processos? A consulta com um mentor pode ser indicada para ampliar a visão sobre o mercado.

O especialista já atendeu muitas outras empresas, além de já ter trabalhado em diferentes segmentos, por isso, vai conseguir repassar novas perspectivas e abrir a mente do empresário para o que está acontecendo de novo.

Colaboradores necessitam do desenvolvimento de novas habilidades

Tem sido cada vez mais comum a grandes empresas oferecerem o serviço de mentoring a seus colaboradores, o que seria uma maneira de despertar novas habilidades, de apontar caminhos em processo de transição de carreira, etc.

Em uma empresa familiar, por exemplo, uma coisa muito comum é o conflito de gerações e um bom exemplo do sucesso da mentoria é a empresa Bayer, onde convivem quatro gerações de funcionários.

Nela, executivos sêniores são mentorados por jovens profissionais durante seis meses. A ideia é promover o compartilhamento de experiências e valores diferentes, minimizando ao máximo os conflitos geracionais.

A mentoria, nestes casos, pode ser uma importante ferramenta para o fortalecimento da cultura de uma empresa.

Empresa necessita de ajuda na elaboração do planejamento estratégico

Quando o empreendedor está revendo o planejamento estratégico e se sente confuso em alguns pontos, pedir por uma mentoria/aconselhamento pode ser muito indicado para evitar erros e para dar uma melhor visão sobre as necessidades mais urgentes do negócio.

Na busca por crescimento, a empresa está com dificuldades de encontrar o seu diferencial competitivo

Esse é outro motivo muito recorrente na busca por mentoria. A empresa está andando em círculos no mercado, muitas vezes porque ainda não conseguiu encontrar o seu diferencial.

Em muitos casos, aposta insistentemente em uma estratégia que não traz os resultados que esperava. A mentoria pode ser muito importante para direcionar o negócio diante desse problema.

O empresário se sente perdido e sem qualidade de vida

Sem dúvidas, esse é o problema mais grave, em muitos casos, o empresário perde noites de sono por conta de um problema ou passa mais tempo cuidando do negócio do que com a família tendo momentos de lazer.

Em grande parte dos casos, se sente estressado porque mesmo passando a maior parte do tempo na empresa, as coisas não mudam o quanto gostaria.

A procura pela mentoria empresarial é crucial para devolver a esse empreendedor a qualidade de vida. Muitas vezes, a orientação de uma ferramenta de automação, de uma nova estratégia e abordagem, entre outras, já representa um grande auxílio ao negócio, desafogando o empreendedor de tarefas exaustivas.

E se o problema for mais complexo?

Diante de um problema mais complexo, que percebo que apenas as mentorias não serão o suficiente, oriento o empresário a considerar a possibilidade de um trabalho mais profundo de consultoria.

Mas algo que também acredito que é muito importante na mentoria é a capacidade de diagnosticar se a empresa está passando por problemas estruturais que precisam ser revistos com certa urgência.

Em qualquer situação que esteja impedindo a sua visão sobre o negócio e tirando a sua paz, não perca tempo e procure a mentoria empresarial.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Pequena empresa também precisa de Governança Corporativa. Entenda como aplicar!

Empresas que não contam com uma boa gestão fiscal podem estar perdendo dinheiro. Você sabia disso?


Compartilhe