Compartilhe

Muitos CEOs e líderes empresariais quando questionados sobre a sua trajetória no mercado, afirmam que em algum momento tiveram o apoio de um mentor que fez toda a diferença para o sucesso do negócio.

A organização Vistage, especialista em ajudar lideranças, localizada nos Estados Unidos, realizou pesquisa com mais de 1.300 CEOs em agosto de 2020, que mostrou que 86% concordavam que a mentoria foi uma parte decisiva para as realizações de suas empresas.

A mentoria empresarial para lideranças é parte de minha atuação e uma das principais demandas da MORCONE Consultoria Empresarial e, a partir desse trabalho, muitos empresários conseguem sair de uma situação crítica ou de um problema repetitivo, por meio dessa possibilidade.

Não importa o segmento do negócio e empreendedores autônomos também podem contar com essa ajuda.

Na maioria dos casos, está ocorrendo algum problema que aflige esses profissionais e a ajuda de um mentor com ampla experiência pode trazer o norte que faltava. Além disso, a mentoria empresarial on-line, por exemplo, permite que o atendimento possa ser realizado no Brasil inteiro.

De que maneira a mentoria empresarial para lideranças pode trazer vantagens?

Lideranças podem acionar essa expertise a qualquer momento e, na prática, os benefícios são:

  • Auxilia na tomada de decisões assertivas;
  • Proporciona clareza na identificação e aproveitamento de habilidades;
  • Pode ser um direcionador na busca por novos conhecimentos e competências;
  • Amplia a visão do empreendedor para os cenários existentes e possibilidades de escolha;
  • Ajuda no desenvolvimento de maior autoconfiança;
  • É um recurso que auxilia na maturidade profissional.

A mentoria empresarial para lideranças pode ser indicada para diferentes demandas, como:

  • Para organizações que precisam gerir e aumentar as suas receitas;
  • Validação de estratégias;
  • Aprimoramento de processos;
  • Propor melhorias no relacionamento entre sócios;

Entre outras.

Mentoria para lideranças empresariais – Identificando o momento certo para pedir orientação

A mentoria empresarial para lideranças é um recurso fundamental aos gestores que reconhecem que o apoio externo pode ser uma importante ferramenta para ganho de conhecimento e velocidade na resolução do problema.

Vamos imaginar o seguinte contexto: o empresário está passando por uma crise que inicialmente ele identifica como problemas processuais em seu negócio.

Ele não tem tempo hábil para começar a estudar alguma estratégia até mesmo porque ele precisa de uma solução de curto prazo. A mentoria no caso dele é como uma aula prática com um profissional experiente que vai ajudá-lo na resolução desse problema.

Se ele tiver alguma ideia em mente poderá pedir conselho ao mentor, que já passou por situação parecida em algum momento de sua jornada ou já atendeu algum outro gestor com problema parecido.

Buscar o apoio de uma mentoria é como “cortar caminho” na resolução do problema. Imagine a situação corriqueira de estar perdido na estrada: se continuar seguindo os seus instintos provavelmente continuará perdido, mas se parar e procurar informação com alguém que conheça o caminho conseguirá economizar tempo e chegar ao destino mais rápido.

A mentoria para lideranças, em muitos casos, é como uma “virada de chave” que ajudará o empreendedor a ter um insight fundamental para determinada decisão que deseja tomar.

Principais desafios da liderança atualmente

Estudo realizado pelo Institute for Business Value da IBM, com 3 mil CEOs em todo o mundo, incluindo o Brasil, mostrou que os líderes estão cientes sobre os maiores desafios nos próximos anos em um cenário de pós-pandemia.

Para muitos líderes, segundo a pesquisa, o momento de pandemia os levou a uma oportunidade única de quebrar paradigmas e de repensar sobre uma nova maneira de liderar.

No topo das prioridades da liderança ficaram evidentes quatro elementos: gestão de talentos, mudança na mentalidade de líder, tecnologia e parcerias com o ecossistema.

Atualmente o contexto de trabalho é híbrido, ou seja, mescla o trabalho remoto junto ao trabalho presencial, o que desafia líderes e colaboradores a rever posturas e repensar estratégias.

Atualmente, os profissionais avaliam principalmente se o ambiente em uma organização está aberto a investir em seu desenvolvimento e se haverá espaço para propor ideias.

A liderança tem o papel de despertar habilidades em seus times e em influenciar novas maneiras de pensar.

O mundo atual exige uma liderança mais consciente sobre os problemas enfrentados e com uma visão de maior acolhimento aos colaboradores. O quanto as pessoas se sentem satisfeitas no ambiente em que trabalham?

Algumas práticas podem ser muito importantes para que líderes possam vencer desafios

E são elas:

  • Dar e receber feedbacks constantes;
  • Sempre ter propósitos em mente;
  • Prezar pelo próprio desenvolvimento pessoal e fortalecimento emocional;
  • Priorizar o bem-estar do time por meio de benefícios, oportunidades e de um ambiente de trabalho saudável;
  • Ser alguém disposto a constantes mudanças;
  • Despertar a confiança dos profissionais;
  • Utilizar ferramentas e tecnologias para gerir melhor o tempo e os projetos;
  • Ter visão de mercado.

Pesquisa realizada pela Great Place to Work, com 2.600 participantes, mostra que a preocupação com a digitalização em 2021 caiu de 42% para 16% e que a maior prioridade em 2022 está em treinar líderes diante de contextos desafiadores que envolvem ESG e gestão de pessoas, representando 42,6% das respostas.

Há muito tempo o papel do líder se limitava à entrega dos resultados e trabalho técnico, mas atualmente, a grande demanda é o acolhimento aos colaboradores. É preciso liderar com a visão aberta sobre as principais questões da atualidade: trabalho híbrido, diversidade, inclusão, sustentabilidade, etc.

De acordo com a pesquisa, as capacidades apresentadas como as mais importantes entre as empresas são: resolução de problemas complexos, habilidade de liderança e capacidade de despertar a resiliência.

Bons líderes sabem como lidar com a sobrecarga, delegando tarefas, gerando um ambiente de confiança e colaboração.

São muitas as expectativas em torno da figura de liderança, por isso é tão importante para esses profissionais contar com um apoio externo, que será essencial para que possa enxergar aquilo que não consegue no dia a dia devido à alta demanda de trabalho.

A virada de chave acontece quando o profissional se dispõe à mudança e a mentoria é a ferramenta que aponta os melhores caminhos. Está pronto para o novo?

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.

Veja também:

Como saber se estou tendo lucro? Esse é o problema de muitos empresários?

Dificuldades na precificação de serviços – um dos erros mais comuns entre empreendedores


Compartilhe