Compartilhe

Muitos empresários tendem a enxergar as ameaças com temor, mas tudo vai depender da maneira como se encara a realidade. O cenário empresarial por si só envolve riscos e lidar com eles é uma necessidade. Como reverter os riscos reais em oportunidades?

Como consultor empresarial com mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais e à frente da MORCONE Consultoria Empresarial desde o ano de 2015, primeiramente gosto de frisar que a questão em torno da crise econômica brasileira pode se tornar uma armadilha para muitos negócios, mas  existem alternativas para manter a saúde financeira da empresa com boa gestão e organização.

Conhecendo as principais ameaças é possível repensar ações dentro do negócio que imediatamente precisam ser melhoradas ou modificadas.

Confira: Ambiente de trabalho de 2020 – Já faz parte da realidade

Principais ameaças para empresas brasileiras nos próximos anos

Não reciclarem os conhecimentos – O cenário dos negócios muda o tempo todo, estão sempre surgindo novos modelos de negócios, novas reflexões e é preciso estar atento às transformações e sempre pensar em renovar os conhecimentos. Empresas que não reciclam os conhecimentos, que não estão abertas às mudanças, morrem. É preciso estar sempre aberto ao novo e ter flexibilidade para entender as constantes transformações.

Não se atentar às inovações tecnológicas – Na gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de estoque, etc. é sempre possível otimizar o tempo e custos com a ajuda de softwares. Sempre é possível tornar os processos mais simples e reduzir as probabilidades de erros. As empresas de maior sucesso no Brasil já contam com os melhores sistemas de gestão integrada.

Não valorizar o capital humano – Uma das grandes ameaças para empresas brasileiras é não dar a devida atenção à gestão de pessoas. Negócios existem porque há uma equipe de colaboradores e são essas pessoas que refletem a imagem da empresa, investir em pessoas é uma das principais características dos negócios de sucesso. A valorização da diversidade de ideias, de culturas, de pensamentos, de inteligências, será um dos principais diferenciais dentre as empresas de sucesso nos próximos anos.

Ignorar o poder da comunicação – Essa está entre as principais ameaças para empresas brasileiras. Comunicação é poder. Em uma empresa é preciso que as estratégias entre as equipes sejam constantemente alinhadas, isso se faz mediante comunicação. É preciso reunir pessoas, implantar métodos de organização e planejamento eficazes e constantemente questionar os resultados.

Conformismo com o que está bom – Muitos negócios estagnam ou até mesmo fracassam por uma visão de que chegaram ao máximo que poderiam chegar. Sempre é possível melhorar, expandir, alcançar objetivos maiores. É preciso vencer o conformismo não tendo um objetivo final, pelo contrário, acho fundamental e oriento empresários para essa visão de constante crescimento.

Leia: Saiba o que é necessário para o negócio formar preços eficientes

Proteção de Dados é assunto para muitos debates nos próximos anos

Um assunto que será muito discutido, principalmente no próximo ano é a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (nº13.709/18) que entrará em vigor em agosto de 2020. Discutir esse tema será de extrema importância às empresas, cidadãos e governo.

Resumindo, as empresas ao coletar dados, precisarão informar a finalidade e a pessoa optará por repassar ou não as informações, e mesmo no caso de informações concedidas, as empresas deverão fazer o uso desses dados em conformidade com a Lei. Esse é um assunto muito importante até mesmo para que se repense os limites da tecnologia.

Ameaças muitas vezes são as melhores oportunidades

Muito se fala na antifragilidade, nesse conceito trazido pelo pesquisador libanês e professor da Universidade de Nova York, Nassim Nicholas Taleb. Resumindo, a mentalidade antifragil é aquela que diante dos problemas e das adversidades, consegue se renovar, aprender mais, consegue ter ideias melhores, ter boas experiências ‘no caos’.

Diferente do conceito de resiliência, em que se suporta as adversidades sem se alterar, na antifragilidade, as pessoas crescem, melhoram, e isso no ambiente organizacional é fundamental. Ameaças não devem assustar, mas ser razão para a busca de novos conhecimentos, para estudar novas estratégias. É possível encontrar excelentes oportunidades nos ambientes mais caóticos.


Compartilhe