Entenda se sua empresa precisa de mentoria ou consultoria empresarial

sua empresa precisa de mentoria ou consultoria empresarial
Compartilhe

Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), estima-se que a pandemia do novo coronavírus provocará uma queda histórica de 5,3% na economia da América Latina e do Caribe em 2020, levando à pior crise social da região em décadas, com o aumento da pobreza e número de pessoas desempregadas.

Desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, e com mais de 35 anos de vida corporativa, hoje, diante desse cenário de instabilidade para a maioria dos negócios, trago um artigo com o intuito de esclarecer se sua empresa precisa de mentoria ou consultoria empresarial.

Primeiro é preciso entender a diferença entre mentoria e consultoria empresarial e porque nesse momento ambos os tipos de atendimento são importantes para negócios que desejam se recuperar no mercado.

Leia: Covid-19 – Importância da mentoria empresarial online para empresas na crise por conta da pandemia

Compreenda a diferença entre mentoria e consultoria empresarial

É fundamental compreender que esses dois atendimentos são importantes, mas cada um deles compreendem atividades específicas.

consultoria empresarial propõe um diagnóstico do problema da empresa e apresenta soluções práticas com início, meio e fim. É aquele trabalho mais focado no problema da empresa, em que o gestor basicamente está apto a seguir as orientações do consultor, com foco na solução de problemas na sua empresa, é um trabalho mais pontual.

A abordagem da consultoria empresarial está baseada nas estatísticas da empresa, o que dá a possibilidade de enxergar o negócio de maneira diferente e mais assertiva. Como consultor, posso esclarecer que ao atender um negócio, me baseio nos problemas concretos. Todo o processo de resolução perpassa pesquisas numéricas e valores concretos.

Quando uma empresa contrata uma consultoria empresarial, está adquirindo um serviço que tem entre as prioridades, avaliar o negócio, obter informações, identificar oportunidades, enxergar os principais problemas e apontar as melhores soluções sobre as áreas de maior interesse do negócio.

Já a mentoria empresarial é, como o próprio nome sugere, uma tutoria, trata-se de um processo que está ligado ao desenvolvimento profissional. O mentor é aquela figura que dará apoio ao gestor e o encorajará a desenvolver as suas habilidades.

Antes de decidir se sua empresa precisa de mentoria ou consultoria empresarial, é preciso focar nos pontos específicos de cada especialidade. Na mentoria empresarial não há um prazo estabelecido, assim como não se trata de um treinamento ou metodologia.

Esse é um serviço que pode ser acionado em diferentes momentos do negócio: na fase inicial, no processo de desenvolvimento e expansão e até mesmo em momentos mais críticos, como esse que estamos vivendo atualmente devido à pandemia de Covid-19.

Na mentoria empresarial não são levados em conta apenas os aspectos relacionados à empresa, mas também os aspectos da vida pessoal do gestor, que claro, interferem diretamente em sua função à frente do negócio.

Confira: Ações que pequenas e micro empresas na pandemia de Covid-19 devem tomar para minimizar crise

Sua empresa precisa de mentoria ou de consultoria empresarial?

Nesse cenário atual, por exemplo, muitos gestores se mostram mais ansiosos, a sensação de medo se mostra mais aparente. Muitos empresários, movido por esse momento complexo, tendem a tomar atitudes mais impulsivas, diante desse contexto, o serviço de mentoria empresarial poderia auxiliar mais do que a consultoria.

O mentor, com sua experiência, pode indicar os melhores caminhos, com base até nas experiências já vividas. Muitas vezes, ouvir alguém de fora do ambiente da empresa, com um olhar externo, pode ser o mais assertivo estrategicamente por parte da empresa.

Já se o negócio se encontra em um momento difícil em sua gestão (no geral e financeira), pode encontrar na consultoria empresarial o auxílio de que necessita. Nesse momento, por exemplo, muitas empresas se percebem em dificuldades que já existiam antes do problema da pandemia. O papel do consultor nesse caso é fazer o diagnóstico do negócio e apontar quais as melhores alternativas para que consiga solucionar problemas e reverter o fechamento de suas portas.

A consultoria empresarial é primordial quando o negócio precisa de ações de curto prazo. É como uma “cirurgia de emergência”. Melhor do que tomar atitudes impulsivas a fim de minimizar a crise, é procurar auxílio especializado, de uma empresa com histórico de muitas recuperações de negócios, que conte com profissionais plenamente capacitados e com ampla vivência de mercado.

Você como gestor está precisando de uma direção quanto a quais caminhos seguir com a sua empresa nesse momento? Então, o mais indicado é a mentoria empresarial.

Sua empresa estava em crise antes mesmo da pandemia e você, apesar de já ter agido impulsivamente e tomado algumas atitudes, precisa de ações práticas para ontem? Esse é um caso para a consultoria empresarial.

Você se sente “impotente” diante dessa crise a ponto de não conseguir sequer enxergar em si quais habilidades tem e o que poderia fazer nesse momento? Indico uma consulta com um mentor empresarial.

Financeiramente a sua empresa está decaindo e seu medo é não conseguir segurar a onda pelos próximos meses mais complexos devido à pandemia? Esse é um caso de consultoria empresarial.

Mentoria e consultoria empresarial podem caminhar juntas? Essa pode ser a sua dúvida e te respondo que se o profissional tiver vivência nas duas especialidades, obviamente no atendimento de mentoria, se identificar que o problema é mais pontual, orientará e indicará o trabalho de consultoria e vice-versa. A experiência do profissional nas duas áreas pode trazer um atendimento mais consistente e até mesmo híbrido, por conta das duas especialidades.

O que oriento é que as empresas não deixem o problema se agravar, que não esperem chegar a um ponto de dificuldade insuperável. Procurar auxílio é o mais recomendado.

Deseja mais informações de qualidade para o crescimento da sua empresa? Acesse o blog da MORCONE Consultoria Empresarial e lembre-se: nesse momento, podemos te ajudar!


Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.