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Apesar da crise econômica brasileira, o mercado e-commerce se mantém em ritmo de crescimento. Segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nilsen, na 4ª edição do levantamento Webshoppers, o comércio eletrônico teve um crescimento de vendas de 12% no primeiro semestre de 2019.

A concorrência no meio virtual é grande, diante desse cenário, um dos principais questionamentos dentre muitos empresários é: como obter sucesso nas vendas online? É preciso pensar em estratégias assertivas para alcançar êxito no mundo virtual.

Com mais de 35 anos de experiência corporativa e, atualmente, dirigindo a MORCONE Consultoria Empresarial, que também atua com foco na gestão de vendas, gosto de frisar que os desafios para ter sucesso nas vendas online são inúmeros, mas com pensamento estratégico e foco no cliente é possível ser bem-sucedido nessa empreitada.

Leia: Investir em Gestão de Pessoas – Entenda por que é fundamental

Dicas para o sucesso nas vendas online – Confira

Trabalhar “com internet” requer preparação

A primeira coisa que o empresário precisa é entender sobre o universo do e-commerce. Antes de vender pela internet é preciso ter em mente o quanto deverá ser investido, quem serão os parceiros, fornecedores, quem é o público consumidor, quem são os concorrentes diretos e indiretos e quais serão as estratégias de marketing que serão utilizadas.

Ter um plano de negócios é essencial, é preciso ter uma estimativa da viabilidade desse modelo de negócio. Vale ressaltar: estar na internet não quer dizer ter um negócio “sem regras”, “sem planejamento”.

Ambiente virtual precisa ser simples para o usuário

Na internet, o site precisa ter o que é conhecido como “usabilidade”, o que isso quer dizer? Não basta ter um design impecável e não ser fácil de usar, não basta ser um site cheio de efeitos especiais, mas que trava quando acessado do celular ou do tablet, por exemplo. As pessoas querem uma boa experiência de compra e isso inclui facilidade.

O cliente precisa entender de prontidão como realizar a compra ou desistirá e partirá para a concorrência que já pensou nessa facilidade.

Transparência e ética

O que leva as pessoas a desistirem da compra pela internet, muitas vezes, é se sentirem em ambiente não seguro. E essa confiança só pode ser gerada com informações claras. Todo o processo que vai desde a descrição dos produtos/serviços até aspectos relacionados à entrega e pagamento precisa estar muito bem explicado para os clientes.

Cuidados com a logística e estoque

É fundamental que o tempo de espera pelo produto seja o estimado pelo site. Além disso, é fundamental que se tomem todas as precauções quanto à entrega dos produtos sem quaisquer danos.

Outra questão importante é se atentar ao estoque, é essencial ter uma boa gestão de estoque e ter o máximo de cuidado para que as mercadorias anunciadas não faltem, ter um sistema de gerenciamento é fundamental para ajudar a evitar problemas.

Ofereça vários canais de atendimento ao cliente

É essencial que o negócio esteja presente em diversos canais de atendimento (e-mail, redes sociais, telefone, WhatsApp, entre outros). Facilitar o acesso do consumidor à marca é fundamental, seja para tirar dúvidas, para sugerir e até mesmo para criticar, toda interação é importante para melhorar o negócio.

Invista no treinamento aos colaboradores

É fundamental que todos na equipe falem a mesma língua da marca, que estejam prontos ao perfeito atendimento, portanto, investir em treinamento de pessoas é essencial, afinal, embora as vendas sejam realizadas pela internet, os clientes esperam atendimento especial.

Invista em SEO

Na internet, o desafio é, dentre tantos concorrentes, ser encontrado. O trabalho se SEO (Search Engine Optimization) que traduzido significa Otimização para Mecanismos de Buscas, têm como foco direcionar os motores de busca para destacar o conteúdo e marca.

Esse é um trabalho que gera visibilidade a uma marca e a faz ser encontrada, portanto, investir nele é importante tanto quanto não interrompê-lo.

Tenha um site seguro

Outro motivo para que muitas pessoas não comprem pela internet é o medo ao disponibilizar dados pessoais e bancários, portanto, é essencial para o sucesso nas vendas online, que se tenha serviço de proteção ao site, que se façam constantes análises de vulnerabilidades, para que se possa garantir aos clientes a segurança de seus dados.

Confira: Planejamento de vendas da maneira correta – Confira alguns passos

Foco no pós-venda – A venda não acaba depois da compra

Para que o consumidor se sinta atendido por uma marca é preciso não se preocupar apenas com a realização da venda, mas com o tratamento depois da compra, por isso, ressalto a importância de que se pense na pós-venda e fidelização de clientes.

Uma das maneiras de focar no pós-venda é investindo nas pesquisas de satisfação. As sugestões e críticas são fundamentais para melhorar os processos internos do negócio e tornar o atendimento ao cliente ainda melhor.

Além disso, quando os consumidores percebem que suas sugestões e críticas foram ouvidas pela empresa, tornando o produto/serviço e atendimento melhor, isso tende a fortalecer o seu relacionamento com a marca. Todo cliente quer se sentir tratado de maneira especial, é assim comigo, com você e é assim com todos os consumidores.

Outro ponto importante no tratamento depois da venda é que o negócio esteja pronto para lidar com as reclamações. A maneira como um negócio soluciona os problemas dos clientes também pode impactar positivamente levando até mesmo à fidelização do cliente à marca.

Humanização para o sucesso nas vendas online

Um dos pontos mais importantes para que se tenha êxito no mercado e-commerce é investir no atendimento humanizado. Vender pela internet pode dar a impressão para muitas pessoas de distância com a marca, mas esse é um desafio que tem sido quebrado por muitas empresas, como é o caso da Nubank, por exemplo, que sempre está entre as empresas com o melhor atendimento ao cliente.

É preciso não apenas deixar os mais diversos canais de atendimento disponíveis ao cliente, mas estar preparado para atendê-lo da melhor maneira, com uma proximidade e respeito que independem do atendimento ser online ou não.

 


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