De que maneira a vacina impactará na economia?
Com a aprovação da vacina no Brasil e o início da imunização, surgem muitas dúvidas entre os empresários sobre de que maneira a vacina impactará na economia.
Em 2020, muitos especialistas já apontavam algumas das principais estimativas para a economia nesse ano com a aprovação e vacinação da população. Frederico Guanais, diretor-adjunto da Divisão de Saúde da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), previa um aumento de 4,2% do PIB mundial por conta da vacina.
Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje trago um artigo para esclarecer como a vacina impactará na economia.
Bem, no Brasil estamos vivenciando uma situação atípica. O início da imunização começou na semana retrasada e ainda não se sabe com precisão sobre a logística para que toda a população seja imunizada.
Vacinação está intimamente relacionada à economia
Essa pandemia é um problema de saúde pública que impactou e continua impactando o mercado mundial. Muitas empresas fecharam, bolsas sofreram alterações, desemprego em alta, entre tantos outros acontecimentos que recaíram diretamente sobre a economia brasileira.
Em 2020, muitas pessoas vivenciaram uma espécie de situação apocalíptica coletiva, ou seja, sem uma estimativa de quando teríamos uma vacina, a sensação era de desesperança. Ninguém estava disposto a planejar nenhum passo porque não se tinha um norte de quando o problema começaria a se solucionar.
A situação de Manaus no Amazonas aqui no Brasil também representou um alarde significativo para que fossem tomadas medidas emergenciais. Em outras regiões, com a ordem de lockdown, ficou mais do que evidente que seria fundamental uma ação rápida quanto à imunização.
A aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da vacina Coronavac e vacina de Oxford, podem trazer de volta ao país um ânimo quanto às atividades econômicas impactadas pela pandemia e que ainda estão suspensas.
O que podemos esperar com a imunização da população?
Pode parecer uma afirmação simplista, mas a vacina impactará na economia principalmente por fazer renascer a esperança. As empresas que ainda estão vivenciando restrições por conta da pandemia poderão retomar as atividades. E aquelas que foram menos impactadas terão maiores condições de expandir, já que estaremos em um cenário de menor incerteza.
A taxa de contratação também tende a aumentar e não apenas quando falamos de trabalho com carteira assinada, mas o mercado tende a se tornar mais positivo para empreendedores, autônomos, microempreendedores individuais e os informais.
Com a geração de empregos, a tendência é que o poder de compra aumente, ou seja, o consumo tende a aumentar. Já escrevi algumas vezes sobre o crescimento do e-commerce em 2020 e vale salientar que o auxílio emergencial concedido também foi fundamental para garantir a sobrevivência do varejo.
O setor de serviços também será beneficamente impactado com a imunização. Eventos artísticos e shows, assim como toda a cadeia produtiva envolvida tendem a ser positivamente impactados.
O primeiro setor a se reerguer significativamente foi o da indústria. Em 2020 já se via um movimento positivo de crescimento, mesmo em plena pandemia.
Até mesmo o governo (estadual e federal) tende a ser beneficiado, principalmente no setor da saúde, já que a tendência é que diminuam os casos de covid-19, o que reduzirá a necessidade de atendimento hospitalar e demanda por leitos de UTI.
Resumindo, a vacina impactará na economia de maneira positiva. O importante é que seja elaborada uma boa estratégia de vacinação, que inclua ampla divulgação no país, para que até o meio do ano, grande parte dos brasileiros esteja imunizada.
Gostou do conteúdo? Compartilhe. Lembre-se que na MORCONE Consultoria Empresarial pensamos em cada parte do seu negócio, utilizando metodologias e práticas inteligentes.
Veja também:
Utilização do Pix é seguro para a pequena empresa? Entenda
Conselhos práticos para empresas familiares em 2021
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.